top of page

Bem-vindo!!!

Este glossário em Libras é o produto educacional desenvolvido por meio da pesquisa intitulada Inclusão de surdos: a importância da acessibilidade de informações institucionais para a efetivação de uma educação inclusiva, do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ouro Branco.

Por meio de vídeos contendo os sinais de termos e expressões recorrentes no meio acadêmico, esse glossário objetiva contribuir para o desenvolvimento da autonomia do estudante surdo no espaço escolar, de forma que esse aluno consiga obter as informações que necessita de forma autônoma, e que os ouvintes possam compreendê-lo e atendê-lo. Visa também divulgar a língua de sinais no espaço escolar, de modo a possibilitar e incentivar a comunicação entre surdos e ouvintes.

Dessa forma, esse site destina-se aos ouvintes presentes no espaço escolar, para que eles possam aprender a Libras e assim comunicar com os sujeitos surdos na escola. Destina-se também a todos, surdos e ouvintes, que queiram ter contato com a Libras, ampliando assim seu conhecimento.

Os sinais estão divididos em blocos, conforme os espaços escolares existentes (biblioteca, secretaria...). Esse agrupamento facilitará o aprendizado dos sinais mais utilizados em cada um desses locais.

Excelente aprendizado a todos!

Minicurrículo das autoras

“Quando eu aceito a lí­ngua de outra pessoa, eu aceito a pessoa… Quando eu rejeito a lí­ngua, eu rejeito a pessoa porque a lí­ngua é parte de nós mesmos… Quando eu aceito a Língua de Sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo.”

                

Terje Basilier (Psiquiatra surdo norueguês)

Mariane Cunha

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - campus Ouro Branco. Graduada em Pedagogia e Administração, e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente é servidora do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Congonhas.

Prof.ª Dr.ª Raquel Franco

 

É professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Graduada em Letras e em Pedagogia. Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e doutorado em Educação pela linha de pesquisa Educação e Linguagem da Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na área de educação e linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento acadêmico, ensino de língua portuguesa, formação de professores e educação técnica e tecnológica.

bottom of page