top of page

Dicas para um bom aprendizado

1 Não tenha vergonha de fazer os sinais. O surdo se sentirá muito feliz ao perceber que você está tentando se comunicar com ele por meio da Libras.

2 Procure ter contato com a comunidade surda, frequentando as associações de surdos e participando de eventos voltados para o público surdo.

3 Capriche na expressão facial, pois ela é muito importante para dar o sentido ao que você está sinalizando.

Sugestões para ampliar seus conhecimentos referentes à surdez e ao sujeito surdo 

Livros

  • GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Síntese da obra: O livro leva o leitor a repensar algumas crenças, práticas e posturas relacionadas à      surdez, objetivando a construção de um novo olhar sobre a realidade surda. 

  • QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 1997.

Síntese da Obra: O livro aborda os papéis das línguas na educação de surdos e discute a aquisição da         linguagem em crianças surdas.

Síntese da obra: Este livro reúne ensaios com formulações e problematizações referentes às representações dominantes e hegemônicas sobre as identidades, comunidades, histórias e  culturas   dos surdos,       dentre outras questões.

Não é correto dizer que todo surdo é surdo-mudo. São minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar.

Fonte: www.libras.com.br

bottom of page